Kurunta Yoga
Kurunta em sânscrito significa “marionete”.
Kurunta Yoga é uma prática que foi desenvolvida há mais de 50 anos na Índia, nesta prática utiliza-se a ajuda de cordas fixas e suspensas na parede por argolas, bem como o apoio da própria parede, como instrumentos na progressiva construção de ásanas (posturas) do yoga e no desenvolvimento da auto-percepção presencial-integral (mental, emocional e energética-sutil) do praticante.
Nesta prática aprendemos a manipular a nós mesmos em várias posturas de yoga, suportados por estas cordas suspensas como se fossemos marionetes. Aqui o boneco e o animador são um só, que atua no seu próprio show de marionetes.
Fazer ásanas com o suporte das cordas tem várias vantagens. Por causa dos movimentos das cordas, a coluna se torna mais flexível e até mesmo ásanas difíceis podem ser feitos com facilidade e segurança. Em nível físico, esse trabalho atua alongando e flexibilizando o corpo, destravando as articulações, aumentando o tônus muscular, liberando as tensões, ampliando a capacidade e a consciência respiratória, promovendo a expansão do movimento e da postura, além do equilíbrio.
Em nível psíquico-emocional, incentiva o praticante a identificar em si mesmo suas potencialidades e seus limites, e o conduz no aprendizado de lidar com eles, elaborá-los e transformá-los. Em outras palavras, a prática proporciona ao aluno a consciência do presente e a promoção da estabilidade da mente, abre-lhe caminho no sentido da auto-observação, da autoconfiança, da superação dos seus medos, da diminuição da ansiedade e do equilíbrio emocional.
Em nível sutil, proporciona o fluxo da energia pelos chakras secundários, ajudando no equilíbrio energético dos chakras principais.
Quando toda energia interna flui livremente, o corpo desfruta de saúde integral e plena. Com o uso da técnica do Kurunta, alcançamos uma compreensão não-dualista do corpo, transformando a prática numa forma de meditação na ação, que capacita o praticante a enfrentar as mais diversas situações cotidianas do mundo moderno.
Abaixo algumas vantagens terapêuticas:
• Ajuda a melhorar os asanas (posturas)
• As cordas funcionam como um ponto de suporte flexível e móvel.
• Combinam flexibilidade com força, energizam e alinham.
• Permitem aumentar o alcance da amplitude articular.
• Fortalecem as articulações.
Kurunta Yoga pode ser praticado sem limites de idade, em pessoas com ou sem experiência. São realizados trabalhos de lateralização e inversão, que são muito eficazes no momento da descompressão das articulações.
Fonte: ”Yoga, a gem for women”, Geeta Iyengar; http://www.uddiyana.com.br